O nó de pescador foi projetado para ser amarrado em monofilamentos ou linhas de pesca multifilamentos e deslizar pelos passadores e ponteiras de uma vara de pesca sem trancar. A ênfase aqui está em compacidade e confiabilidade para que os nós de pesca não desatem durante um arremesso ou a captura do seu peixe. Muitos nós de pesca empregam múltiplas curvas fechadas.
A estrutura desses nós muda com a carga, pois os envoltórios externos são puxados para dentro do nó e a linha interna se torna envoltório externo. Resumindo, quanto mais carga de peso um nó de pescador sofre, mais forte ele fica. Esse é o segredo dos nós de pesca e o que diferencia estes nós dos nós comuns.
Os nós de pesca devem ser puxados com força antes do uso. Para garantir que o nó se aperte suavemente e para evitar gerar calor, o nó deve ser umedecido primeiro com água. A fonte de água mais conveniente disponível para fazer um nó de pesca é a saliva, que provavelmente é usada mais do que qualquer outra coisa, por mais que qualquer pescador negue isso (quem nunca, não é mesmo?). Quando disponível, o lubrificante que pode ser utilizado é o óleo vegetal.
As extremidades da maioria dos nós de pesca podem e devem ser cortadas de perto contra o nó. A melhor ferramenta para esse fim é um cortador de unhas ou um pequeno alicate de bico.
Passe a linha pelo orifício do gancho e faça 5 a 7 voltas ao redor da linha com a ponta solta.
Passe a ponta solta da linha pelo laço mais próximo do olho e volte ao redor da parte solta da linha.
Puxe as duas extremidades da linha até apertar.
Corte a ponta solta da linha, se necessário.
Comentarios